Como Analisar Gráficos de Ações Passo a Passo: GUIA COMPLETO

A Análise Técnica é a melhor estratégia para quem deseja fazer operações de curto prazo na Bolsa de Valores. Saber como analisar gráficos de ações corretamente com certeza fará seus resultados  melhorarem. Então confira nesse artigo Como Analisar os Gráficos de Ações Passo a Passo e alcançar altos lucros:

Índice (conteúdo)

Como Analisar Gráficos de Ações Passo a Passo: GUIA COMPLETO

Liberei um Curso Completo e GRATUITO Sobre Análise Técnica (Gráfica) lá no meu Canal do Youtube. Assista todas as aulas para aprender a Analisar Gráficos de Ações mais a fundo:

O que é Análise Gráfica ou Técnica de Ações?

É uma análise baseada nos movimentos dos preços, que através de estudos estatísticos consegue estimar para onde o preço do ativo deve ir (Se vai subir ou cair).

Os estudos por trás da análise gráfica, ou técnica, de ações, partem do pressuposto que o mercado tende a repetir padrões, alguns com maior frequência, e através dos estudos desses padrões, conseguimos aproveitar o movimento do mercado para ganhar dinheiro.

Existem diversos estudos que comprovam que o movimento dos preços antecipa tudo, e apenas com o estudo desses movimentos (Análise Técnica), conseguimos nos proteger e até ganhar com crises e grandes quedas dos preços das ações.

Como Analisar Gráficos de Ações

Qual a Diferença entre: Análise Gráfica, Técnica e Price Action?

Muitos diferenciam a análise gráfica, da técnica e do price action. Mas a verdade é que são a mesma coisa, com diferenças apenas de abordagem.

A análise gráfica, como o próprio nome diz, é o ato de se analisar o gráfico, logo, tanto o price action, quanto a análise técnica, são tipos de análises gráficas.

Enquanto na Análise Técnica utilizamos vários indicadores técnicos que nos auxiliam na análise, como os que veremos ainda nesse artigo, o Price Action analisa o gráfico limpo, sem indicadores, observando mais os movimentos do preço em si.

Como Analisar Gráficos de Ações Passo a Passo

Apesar de na teoria ser isso, na prática é quase a mesma coisa, mesmo os maiores adeptos de price action passaram utilizar indicadores técnicos para auxiliá-los em suas operações. 

Portanto, a principal diferença vai ser o foco que cada uma das abordagens vai dar para os indicadores técnicos. Mas o objetivo é o mesmo, interpretar o movimento dos preços das ações e demais ativos e prever os possíveis caminhos que esse preço seguirá.

 

Gráficos de Ações: Entendendo os Gráficos de Candle (Vela):

No Mercado Financeiro, os preços dos ativos variam constantemente, em alguns ativos há centenas de negociações por segundo, e precisamos de um gráfico que consiga nos mostrar isso de forma mais detalhada possível.

Portanto, os gráficos tradicionais de linha acabam sendo ruins para nos mostrar os movimentos dos preços das ações e demais ativos de maneira eficiente, já que não vão conseguir captar essa variação de forma detalhada sem se tornarem gráficos extremamente extensos.

É por isso que que surgiram os gráficos de Candles, que podem nos mostrar milhares de negociações em uma simples figura.

Se você quer saber tudo sobre os gráficos de Candle e o que eles podem nos informar, acesse esse material COMPLETO e GRATUITO: GUIA DOS CANDLES

 

O Que São os Candles?

O que um Candle nos mostraSão basicamente figuras que nos mostram a variação dos preços em determinado tempo.

Ele consegue nos informar onde o preço começou (abertura), até onde ele caiu e subiu (máximas e mínimas) e onde ele terminou (fechamento).

 

 

 

 

Tipos de Candles:

Candles Positivos e NegativosCandles Positivos: São Candles que possuem preço de fechamento ACIMA do preço de abertura (o preço SUBIU).

Candles Negativos: São Candles que possuem preço de fechamento ABAIXO do preço de abertura (o preço CAIU).

 

 

O que é o Prazo Gráfico?

Se trata justamente do período que cada Candle representa.

Se temos um prazo gráfico de 5 minutos, cada Candle do gráfico representará o movimento do preço em 5 minutos, ou seja, o preço de abertura no minuto 0, o preço de fechamento do minuto 5 e as máximas e mínimas atingidas nesse período.

O prazo gráfico é extremamente importante, já que é a partir dele que fazemos nossa análise, por isso vamos abrir um novo tópico apenas sobre esse tema.

Mas se você quer saber mais sobre o funcionamento dos Candles, as formas de candles que podem indicar sinal de compra ou de venda, acesse o MATERIAL COMPLETO E GRATUITO SOBRE CANDLES.

Como Escolher o Prazo Gráfico Correto para Analisar o Gráfico das Ações?

Primeiro temos que entender como funciona as negociações do ativo que desejamos negociar. Aqui utilizarei como exemplo as ações da Bolsa de Valores brasileira, que são negociadas de segunda a sexta de 10:00 até as 17:00.

Então vamos entender como essas negociações podem ser representadas pelo gráfico de Candles de acordo com o prazo gráfico:

Prazo Gráfico Semanal:

Quando escolhemos esse prazo, cada Candle representará uma semana, ou seja, nos mostrará a variação de segunda á sexta.

Teremos como preço de abertura, o primeiro preço registrado na semana (segunda-feira as 10:00), e o preço de fechamento será relativo ao último negócio da semana (sexta-feira as 17:00). 

E a máxima será o maior preço que o ativo atingiu durante a semana, e a mínima o menor. 

Exemplo: Na tabela abaixo vamos considerar o movimento de um ativo durante a semana, e a partir desse movimento um candle será gerado:

Como funciona um gráfico de CandlesGráfico de Candles

Prazo Gráfico Diário:

Nesse caso, cada Candle representará um dia, e nos mostrará a variação das 10:00 até as 17:00 de cada dia.

O preço de abertura será o registrado no primeiro negócio do dia (10:00) e o de fechamento será o registrado no último negócio do dia (17:00).

É interessante observar a correspondência entre os prazos, ao trocar do prazo semanal para o diário, o que víamos em apenas um Candle, veremos em 5 (um para cada dia da semana).

Confira o Candle diário de segunda, considerando a mesma tabela usada acima:

Gráfico de candles

Prazo Gráfico Intra-Day (60 minutos):

Cada Candle representará uma hora, então teremos 7 Candles representando um dia e 35 Candles representando uma semana.

Aqui veremos a abertura e fechamento de cada hora de negociação, inclusive as máximas e mínimas do período.

Confira agora um mesmo movimento representado pelos 3 prazos gráficos (semanal, diário e 60 min):

Como analisar os diferentes prazos gráficos das ações

Como a escolha de um Prazo Gráfico interfere nas nossas operações?

Apesar da Análise Técnica ser indicada para operações mais curtas, podemos dividir a duração dessas operações em 3 tipos:

  • Day Trade: Compramos e vendemos no mesmo dia.
  • Swing Trade: Compramos e vendemos após alguns dias (+-5 dias)
  • Position Trade: Compramos e vendemos após algumas semanas (+-5 semanas)

A verdade é que o prazo gráfico que iremos analisar depende diretamente do tipo de operação que vamos fazer.

Se vamos fazer Day Trade, temos que analisar os gráficos Intraday (60 / 15 / 5 minutos) para que nossa análise consiga nos mostrar possíveis movimentos dentro do mesmo dia.

Já se vamos fazer Swing Trade, devemos analisar o gráfico de 60 min para frente. Enquanto para Position Trade analisamos o gráfico Semanal, as vezes até mesmo o Mensal.

O prazo gráfico na análise do gráfico das ações

Vale lembrar que quanto menor o prazo gráfico analisado, maiores são os movimentos falsos e mais precisa tem que ser a nossa análise.

Antes de saber como analisar gráficos de ações, é fundamental sabermos o prazo gráfico correto a se utilizar.

Para ter acesso a esses gráficos você deve entrar em contato com a sua corretora e ver quais ela terá disponível para te fornecer. A maioria das corretoras disponibilizam as plataformas gráficas da Nelógica.

Como Analisar os Gráficos de Ações na Prática:

O que muda nas análises de DAY / SWING e POSITION TRADE?

Na teoria, apenas o prazo gráfico se altera, conseguimos analisar os gráficos de ações corretamente para qualquer tipo de operação apenas alterando o prazo gráfico.

Porém é claro que as características de cada um desses tipos de operações fazem com que existam diferentes estratégias para cada tipo de abordagem.

Mas em carácter de análise, apenas com o que você verá aqui nesse artigo, já será possível identificar os possíveis movimentos dos ativos.

Como Analisar Gráficos de Ações: Os Indicadores Mágicos Da Análise Técnica:

Temos diversos tipos de indicadores, com diversas finalidades, que podem nos dizer infinitas coisas sobre os movimentos dos ativos:

  • Volatilidade
  • Força Relativa
  • Tendência
  • Momentum
  • Resistências
  • Suportes

Existem inúmeros excelentes indicadores, mas aqui te mostrarei o principal, que já vai ser suficiente para analisar um gráfico corretamente, as Médias Móveis.

O Que São as Médias Móveis?

São literalmente as médias dos preços, nos mostram a tendência atual do ativo. Servem também como fortes suportes e resistências (quanto maior o prazo da média, maior a força).

  • Suportes: Zonas onde há forte pressão COMPRADORA, os preços têm dificuldade de CAIR mais quando chegam a essas zonas.
  • Resistências: Zonas onde há forte pressão VENDEDORA, os preços têm dificuldade de SUBIR mais quando chegam a essas zonas.

https://poderdoinvestimento.com/wp-content/uploads/2020/05/financial-2860753_1280.jpg

Os Tipos de Médias Móveis e Como eles nos Auxiliam a Analisar o Gráfico de Ações:

Médias Móveis de Curto Prazo:

Indicam a tendência de curto prazo da ação, podem servir como gatilho de compra ou de venda. Não possuem tanto papel de suporte e resistência, principalmente em prazos gráficos mais curtos.

Exemplo: Média Móvel Aritmética de 9 períodos (MM9).

Médias Móveis de Médio Prazo:

Indicam a tendência de médio prazo da ação, seu principal papel é realmente indicar a tendência, são as melhores para isso.

Possuem força considerável de suporte e resistência, até porque quando o preço rompe essas médias, há uma grande chance do preço estar mudando de tendência, e geralmente há certa dificuldade nesse processo.

Exemplo: MM21, MM50, MM80…

Médias Móveis de Longo Prazo:

Indicam a tendência de longo prazo da ação, porém são muito atrasadas, servem mais como referência do que como rastreadoras de tendência em si.

Possuem grande força de suporte e resistência, principalmente se estiverem horizontais, há uma grande chance do preço enfrentar dificuldades de passar dali.

Exemplo: MM100, MM200, MM400…

Como Analisar Gráficos de Ações Passo a Passo

Como Identificar Tendências no Gráfico das Ações?

Se queremos aprender a como analisar gráficos de ações, o primeiro passo deve ser aprender a identificar a tendência do preço da ação ao bater o olho no gráfico.

E apesar de parecer algo complexo, identificar qual é a tendência dos preços (subir, cair ou ficar lateral), é extremamente simples, as próprias médias móveis já nos dizem isso.

Identificando a Tendência Gráfica Atual Com as Médias Móveis:

Como eu mostrei acima, quando estava te apresentando as médias móveis, elas são ótimas rastreadoras de tendência.

E aqui não tem muito segredo, se temos a média de curto prazo (MM9)  acima da média de médio prazo (MM21) e as duas inclinadas para cima, temos uma tendência de alta.

Se a MM9 estiver abaixo da MM21 e as duas viradas para baixo, temos uma tendência de baixa. E se as duas estiverem juntas, se cruzando várias vezes, temos uma tendência lateral ou indefinida.

Como identificar a tendência dos ativos através da análise gráfica

Identificando a Tendência atual através do Price Action:

Além das médias móveis, podemos descobrir qual é a tendência atual através de umas regras básicas, que podem ser identificadas no próprio gráfico, para isso devemos observar a posição dos topos e fundos no gráfico da ação.

Tendência de Alta:

Devemos ter topos e fundos ascendentes (sendo formados em preços cada vez maiores).

Tendência de Baixa:

Observamos topos e fundos descendentes (formados em preços cada vez menores).

Tendência Lateral ou Indefinida:

Os topos e fundos não seguem uma direção, as vezes temos um topo mais alto, depois um mais baixo. Observamos também uma grande dificuldade dos preços passarem de determinados pontos, tanto para cima, quanto para baixo.

Basta analisar a mesma imagem com as médias, que você vai conseguir identificar esses padrões nas tendências.

ATENÇÃO: Esse é o passo primordial para saber Como Analisar os Gráficos de Ações, é onde tudo começa.

Como Identificar Mudanças de Tendências no Gráfico?

Também podemos identificar esse padrão das duas formas mostradas acima, através das médias móveis ou dos movimentos dos preços.

As Reversões e as Médias Móveis:

Quando temos a MM9 virando para baixo, podemos estar presenciando uma reversão de tendência, inclusive essa é uma tática operacional, onde compramos caso a MM9 vire para cima após uma queda e vendemos caso ela vire para baixo após uma alta.

Porém, apesar desse padrão ser muito lucrativo, ele é muito falho, já que em movimentos normais de correção a MM9 já vira para baixo.

Identificando reversões de tendência

Logo o ideal é considerar a MM9 e a MM21, talvez até mesmo a MM50 para identificar uma mudança de tendência. 

No entanto, essas médias móveis são bem atrasadas para nos dizer com precisão quando a tendência está sendo revertida, só diremos com certeza quando as 3 se alinharem no sentido oposto á tendencia anterior do ativo.

Como usar as médias móveis na análise gráfica de ações

Na imagem vemos 2 reversões de tendências, PETR4 vinha em tendência de alta, com MM9 e MM21 paralelas viradas para cima, até que viraram para baixo e iniciaram uma tendência de baixa. Após um período de queda elas voltaram a virar para cima, alterando a tendência para alta.

O que são os PIVOTS e Como eles nos auxiliam a Analisar Gráficos de Ações:

Os Pivots são padrões que acontecem diretamente no movimento dos preços dos ativos que nos indica se a tendência está mudando.

Usamos a mesma lógica dos padrões analisados para identificar uma tendência:

Pivot de Baixa: Se os topos e fundos antes eram cada vez mais altos e de repente quebrarem esse padrão, temos um PIVOT de baixa.

Pivot de Alta: Já se os topos e fundos eram cada vez mais baixos e logo em seguida vem um fundo mais alto e em seguida um topo acima, temos um PIVOT de alta.

Lembrando que não necessariamente o preço vai mudar da tendência baixista para a altista ou vice versa, podemos entrar em um período de movimentos laterais, sem padrões definidos.

Como analisar o gráfico de ações para saber quando ela vai mudar de tendência

Como Analisar Gráficos de Ações Passo a Passo:

Agora que já te mostrei os principais conceitos e pontos a serem observados na Análise Técnica ou Gráfica, vou te mostrar Como Analisar os Gráficos de Ações Passo a Passo:

Primeiro Passo: Definir o Prazo Gráfico

Como mostrei anteriormente, o tipo de operação que você deseja fazer vai influenciar diretamente no prazo gráfico que você vai analisar.

Se você vai fazer Day Trade, não adianta você analisar o Prazo Semanal, e do mesmo modo não adianta analisar o prazo de 15 min para fazer operações de Position Trade.

Logo, o primeiro passo é definir qual é o tipo de operação que você irá fazer, e com isso, o prazo gráfico que irá analisar.

Muitas vezes os prazos gráficos se complementam, se você faz Day Trade, pode analisar gráficos de 5 min, 15 min e 60 min de forma simultânea para abrir suas operações. 

No entanto, tenha muito cuidado com isso, é muito importante definir um prazo específico como seu guia principal.

Segundo Passo: Identificar a Tendência atual da Ação

Quando batemos o olho no gráfico, temos que conseguir identificar logo de cara a tendência em que o preço do ativo se encontra.

Podemos utilizar as médias móveis ou observar o próprio movimento dos preços

Se você demorar muito a perceber a tendência, de duas uma:

  • Você ainda não está apto a operar por Análise Gráfica
  • Ou o ativo está em uma tendência indefinida

Em qualquer um desses casos o melhor é não fazer compras ou vendas ainda.

Terceiro Passo: Analisar a Distância do Preço até as Médias

Se estivermos em uma tendência de alta, por exemplo, a distância do preço até as médias de curto e médio prazo podem te informar se o preço irá continuar subindo ou se antes disso irá fazer uma correção.

Se o preço estiver perto das médias, podemos comprar a ação esperando que esse seja o final de uma correção, se o preço estiver muito longe das médias podemos vendê-la esperando que o preço faça uma correção até as médias.

Melhor momento para comprar uma ação através da análise gráfica

Quarto Passo: Identificar os Suportes e Resistências Próximos ao Preço

Observar os suportes e resistências também nos auxiliam muito na hora de definir onde comprar ou onde vender.

Se o preço estiver próximo de uma resistência muito forte, comprar antes dele romper essa resistência pode não ser uma boa ideia, já que ele pode simplesmente não passar dali.

Podemos utilizar essas zonas como aliadas também. Se o preço da ação estiver próximo de um forte suporte, podemos compra-lo na expectativa do preço não cair mais ao chegar nesse suporte.

Lembrando que suportes e resistências podem ser médias de maiores prazos ou simplesmente regiões onde o preço já foi várias vezes mas não conseguiu passar dali.

Como Analisar Gráficos de Ações Passo a Passo

Quinto Passo: Analisar os Riscos da Operação

É muito importante estabelecer um risco máximo em suas operações de curto prazo, caso contrário você pode acabar perdendo tudo que ganhou em meses em apenas uma única operação.

Para isso você deve definir um Stop Loss, o ideal é posiciona-lo abaixo de fortes suportes (em compras) ou acima de fortes resistências (em vendas). Já que ao romper essas zonas o preço tende a reverter a nossa análise primária.

E de acordo com esse ponto sabemos exatamente quanto podemos perder já no momento que vamos comprar a ação.

Então antes de comprar ou vender, temos que analisar se esse risco está alinhado com o que aceitamos perder e se vale a pena se comparado ao retorno que essa operação pode gerar.

Stop Loss: É o preço, que se atingido, iremos sair da operação no prejuízo, é o risco máximo que iremos correr na operação.

O risco de uma operação com ações através do seu gráfico

Sexto Passo: Aplicar Filtros e Decidir se Vai Fazer alguma negociação

Após identificar todos esses pontos:

  • O quão longe o preço está das médias (9 e 21);
  • Onde estão os suportes e resistências mais próximos ao preço;
  • Qual o risco máximo caso você compre ou venda o ativo naquele ponto

Podemos definir se vamos comprar, vender ou simplesmente ficar de fora da operação.

Para isso podemos utilizar alguns filtros, que vão nos dizer se nossa análise primária está correta ou não.

Esse filtro, apesar de não ser a parte principal da análise, é essencial para diminuir nossas perdas e aumentar nossos ganhos. Podemos analisar indicadores de força relativa, de momentum, de volatilidade e alguns outros.

Se você deseja saber exatamente quando comprar ou vender uma ação ou demais ativos representados por gráficos, recomendo que acesse esse treinamento: Do Zero A Investidor Da Bolsa de Valores

Com ele com certeza aprenderá a analisar até os movimentos mais complexos e identificará rapidamente quais são os ativos com maior potencial de lucro da Bolsa de Valores.

Análise Técnica Explicada: Como Analisar Gráficos de Ações Passo a Passo

Observe que parece ser complicado processar essas informações, mas na verdade é mais fácil do que você imagina.

Após alguns anos fazendo esse tipo de operação, já consigo analisar gráficos de ações em poucos segundos e fazer operações muito lucrativas.

Confesso que precisei de alguns treinamentos e livros para aperfeiçoar minha análises e entradas, porém você também pode aprender da mesma maneira que eu aprendi.

Foi por esse motivo que desenvolvi uma Mentoria Exclusiva, onde você conta com o meu atendimento exclusivo em aulas completas e ao vivo diretamente comigo.

Nessa Mentoria te ensino absolutamente tudo que você precisa saber para ganhar dinheiro de forma consistente no mercado financeiro.

Vou te mostrar o que fez tudo ficar mais simples para mim, como consegui passar a filtrar sinais falsos e minhas operações começaram a fluir melhor.

Além de ganhar mais, passei a gastar muito menos tempo analisando os gráficos após entender tudo que passo nessa mentoria.

Aproveitem enquanto o preço ainda está bem camarada, pois a tendência desse preço é de forte alta. O valor que entrego está muito além do valor cobrado.

Conheça melhor a Mentoria: https://poderdoinvestimento.com/MentoriaExclusiva

RESUMO: Como Analisar Gráficos de Ações na Prática:

Para analisar os Gráficos de Ações de forma correta e ganhar muito dinheiro na Bolsa de Valores, você vai precisar aprender sobre:

  • Gráficos de candle
  • Prazos gráficos
  • Tendências
  • Pivots
  • Indicadores Técnicos
  • Médias Móveis
  • Suportes e resistências
  • E muitas horas de tela

Se ficou qualquer dúvida ou se quiser saber como adquirir essa habilidade gráfica de forma fácil e acessível através da minha Mentoria Exclusiva, me manda uma mensagem no Whatsapp ((34)9 93383314).

Acesse nossas redes sociais: 

(Visited 5.411 times, 1 visits today)