Como se Tornar um Bom Investidor sem Perder Tempo ou Dinheiro

Como se tornar um bom investidor? Essa é uma pergunta que recebo o tempo todo, e assim como toda atividade alto desempenho, nos investimentos também é preciso se capacitar e ser melhor do que a maioria. Hoje vou te mostrar um passo a passo para se tornar um ótimo investidor, economizando tempo e dinheiro:

Índice (conteúdo)

Como se tornar um Bom Investidor?

O primeiro passo é entender que será necessário se dedicar e estudar bastante sobre o assunto.

Depois é preciso aceitar que existem fases a serem seguidas, e para ser um bom investidor não é interessante pular alguma delas, confira quais são essas fases:

As Fases de um Bom Investidor:

Em diversas atividades estamos acostumados a passar por fases, quando vamos começar a dirigir, por exemplo, nós não vamos direto para uma pista de corrida andar a 200 km/h. Pode ser que isso não dê muito certo não é mesmo?

Primeiro temos que aprender como um carro funciona, andar em ruas mais vazias, devagar.

E é aí que está o segredo de como se tornar um bom investidor, temos que ir aos poucos, não começar a 200 km/h em uma pista de corrida.

Para isso, precisamos entender como os investimentos funcionam, adequando nosso financeiro para essa atividade, analisando onde nos encaixamos nesse mundo tão amplo que é o mercado financeiro e nos aperfeiçoando cada dia mais.

Confira as fases de um bom investidor:

  • Controle Financeiro
  • Análise de Perfil
  • Aperfeiçoamento

Logo, é importante que você entenda que se tornar um bom investidor não é fácil, mas pode ser simples se você tiver a devida instrução e seguir o caminho correto.

Confira o passo a passo para se tornar um bom investidor:

como se tornar um bom investidor

Como se Tornar um Bom Investidor em 3 passos simples:

Primeiro Passo: Controlando o seu Financeiro

Quando investimos nosso dinheiro, estamos fazendo com que ele trabalhe para nós, portanto ele é a nossa ferramenta de trabalho, e agora, mais do que nunca, temos que aprender a respeitar o nosso dinheiro.

Se você está cheio de dívidas, não consegue guardar dinheiro ou gasta muito com coisas supérfluas, você não deve começar a investir ainda.

Foque primeiro em se organizar melhor financeiramente, confira os motivos:

É mais interessante quitar suas dívidas porque inicialmente o rendimento que você irá obter nos investimentos não será maior do que os juros de uma dívida, em 90% dos casos.

Se você não consegue guardar dinheiro ainda, você não irá conseguir fazer uma das melhores coisas dos investimentos, os aportes mensais (novos investimentos todos os meses).

Logo, é mais interessante que você diminua suas despesas ou aumente seus ganhos antes de começar.

Ao investir, você deve controlar suas operações, declarar seus lucros e prejuízos para a receita. Portanto, é necessária uma boa organização financeira antes de investir.

Portanto, se lembre desses 3 pilares:

  1. Não é interessante investir antes de quitar suas dívidas.
  2. Se ainda não consegue guardar dinheiro todo mês, talvez não seja uma boa começar ainda.
  3. É necessária uma boa organização financeira para investir.

Para você vencer esse primeiro passo e se tornar um bom investidor com facilidade, vou te dar uma ajudinha, disponibilizando uma Planilha Completa de Controle de Gastos que te auxiliará a se organizar melhor financeiramente.

como se tornar um bom investidor

Segundo Passo: Conhecendo e se Adequando ao Mercado Financeiro

O mercado financeiro é muito extenso, existem diversas áreas e opções de investimentos, confira as principais:

  • Renda Variável (Ações, Fundos Imobiliários, Opções, Índices…)
  • Renda Fixa (Tesouro Direto, CDB, LCI, LCA…)

E quanto mais vamos aprendendo, mais formas de investimentos vamos descobrindo, e dentro de cada uma delas, descobrimos diversas outras formas de se investir.

Por isso, temos que descobrir qual é o nosso perfil de investidor e qual tipo de operação mais se adéqua a ele.

E é claro que só vamos descobrir isso de verdade após ter contato com diversos tipos de operações e suas principais características.

Portanto, não é uma boa ideia investir em algo só porque você ouviu falar por aí.

Primeiro temos que analisar os riscos desse investimento, o capital necessário para investir, o conhecimento que ele demanda, o prazo médio para resgate entre diversas outras coisas.


Confira algumas formas de investimento dentro dos tipos de investimentos citados acima:

  • Buy And Hold
  • Position Trade
  • Swing Trade
  • Day Trade
  • Long & Short
  • Estratégias com Opções

Sei que são nomes diferentes e você pode estar um pouco perdido, mas calma que até o final desse artigo você vai entender os caminhos que deve seguir para definir sua área de atuação.

Porém, está ai mais um segredo de como se tornar um bom investidor, descobrir qual é o seu perfil de investidor, conhecer as principais formas de se investir, e investir somente no que é compatível com suas expectativas.

Por isso, existe uma análise de perfil de investidor que é bem genérica, mas que já te auxiliará muito nessa fase, confira:

um ótimo investidor

Principais perfis de investidor:

Como eu acabei de mostrar, é preciso ter certo conhecimento sobre os tipos de operações disponíveis no Mercado Financeiro.

Porém, existe um consenso que define o perfil de investidor de acordo com o risco que você está disposto a assumir e a experiência que você possui.

Essa análise te mostra a porcentagem que você deve estar disposto em Renda Fixa e Renda Variável.

Então primeiramente vou te mostrar o que é cada uma dessas e os principais perfis de investidor em sequência:

**Renda Variável: Investimentos que não possuem uma rentabilidade fixada, podemos ganhar, assim como podemos perder, a rentabilidade é incerta (investimentos de maior risco)**

**Renda Fixa: Investimentos que possuem uma rentabilidade fixada, quando investimentos, já temos uma projeção de rentabilidade, fixa ou fixada a algo (investimentos mais seguros)**

Investidor Conservador: Se você não aceita assumir riscos e deseja proteger seu capital esse é seu perfil.
Se você é iniciante e não possui devida instrução ainda, esse perfil também pode ser ideal para você.

investidor conservador

Investidor Moderado: Se você aceita arriscar uma parte do seu capital para obter uma maior rentabilidade e já tem certo conhecimento sobre investimentos, esse pode ser o seu perfil.

investidor moderado

Investidor Agressivo: Aqui já é preciso estar disposto a assumir altos riscos em troca de rentabilidade, e se não tem uma boa familiaridade com o mercado, esse não é o perfil ideal para você.

investidor agressivo

Esse é um conceito bem divulgado, inclusive você pode fazer o teste do seu perfil de investidor rapidamente através de alguns sites, como este.

Essa análise inicial de perfil pode te ajudar muito no início da sua jornada para se tornar um bom investidor.

 

Como se tornar um bom investidor: Montando Carteiras de investimentos de acordo com o seu perfil:

perfis de um bom investidor

Como eu te mostrei, esses perfis são muito genéricos, e somente ao longo do tempo você vai perceber realmente qual é o seu perfil de investidor completo.

Mas vou te ajudar novamente com algumas informações que podem te ajudar no futuro:

Se você decidir investir para o longo prazo, fazendo aportes mensais constantes e rebalanceando sua carteira de tempos em tempos, esses gráficos junto com alguns outros fatores serão suficientes, e começar seguindo eles é o ideal.

Porém, você pode investir de outras formas, como para o curto prazo, onde seu foco é comprar uma ação hoje por um preço e vendê-la mais cara posteriormente e ganhar com isso.

Existe até mesmo um tipo de operação onde você ganha com a variação dos preços dentro de um mesmo dia.

Por isso, essa análise genérica não vai te dizer exatamente onde você deve investir.

Para isso você já deve ter estudado o mercado, conhecido as principais formas de se investir, testado algumas delas na prática, pois só assim você descobrirá realmente qual é o seu perfil e as operações que mais se alinham com ele.

A minha dica aqui é que você vá com calma, comece seguindo a carteira conservadora, com a maioria dos investimentos em Renda Fixa.

Depois entre em tipos de operações diferentes com o mínimo possível para sentir na prática como funciona, no final você vai me agradecer por isso.

Portanto, lembre-se desses pontos:

  • Se você é iniciante, comece com uma carteira conservadora.
  • Você só conseguirá definir seu real perfil após conhecer as principais formas de se investir.
  • Mesmo que deseje assumir maiores riscos, vá com calma.

como se tornar um bom investidor

Terceiro Passo: Aperfeiçoamento:

É nesse passo que você realmente verá como se tornar um bom investidor.

Mas para isso é importante que você já tenha um bom controle financeiro e tenha conseguido definir o seu perfil de investidor.

Com o tempo você vai acabar se identificando mais com alguma área, e vai sentir a necessidade de se aperfeiçoar nela, já que foi a que mais se encaixou no seu perfil.

É aí que se inicia a fase de aperfeiçoamento, onde você começa a estudar mais a fundo sobre estratégias, testar na prática suas descobertas e aprimora-las cada vez mais.

Essa fase não tem fim, nós investidores estamos sempre atualizando nossos conhecimentos, lendo novos livros e colocando novas estratégias em prática.

Assim como em todas as áreas do conhecimento, sempre existirão coisas novas a se aprender que melhorarão nosso desempenho.

Confira alguns hábitos que nos ajudarão nessa fase:

  • Ler novos livros
  • Fazer novos treinamentos
  • Colocar novas estratégias em prática
  • Aprimorar nossas estratégias

como se tornar um investidor completo

O Segredo que Ninguém vai te Contar Sobre Como se tornar um Bom Investidor

Agora que te mostrei as fases de um investidor, quero te mostrar exatamente como passar por elas, de forma simplificada, mas que te faça economizar muito tempo e dinheiro.

Muitos mostram essas fases que te mostrei, mas sempre fica confuso a parte de como passar por elas e como saber qual é a operação que mais vai se encaixar no seu perfil.

Por isso decidi fazer esse passo a passo prático:

Primeiro Passo: Definindo Objetivos

objetivo de investimento

O primeiro passo é definir nosso objetivo, podemos investir para comprar uma casa no futuro, para nos aposentar com qualidade de vida ou para obter uma renda extra.

Investir pode nos gerar diversos benefícios, e identificar qual é nosso objetivo é fundamental. Confira alguns dos objetivos possíveis:

  • Aposentadoria
  • Adquirir um imóvel
  • Obter Renda Extra
  • Parar de Trabalhar
  • Liberdade Financeira

Segundo Passo: Definindo Fatores

perfil de investidor

Agora que já sabemos nosso objetivo temos que definir alguns fatores que serão fundamentais para definir qual é o tipo de investimento que faremos, basta responder essas 3 perguntas:

  • Durante quanto tempo eu vou investir?
  • Qual é o valor que eu quero acumular?
  • Qual o risco que estou disposto a correr para isso?

Terceiro Passo: Alinhando Expectativas

expectativas de um bom investidor

Agora que já sabemos o que queremos, e os fatores do investimento, precisamos fazer com que isso seja viável, de modo que o objetivo esteja alinhado com o valor investido, o tempo da aplicação e o risco assumido.

Calma, vou te explicar:

Se você quer obter 20 milhões de reais, investindo durante 1 ano, uma quantia de mil reais por mês sem estar disposto a correr riscos, não tem como tornar isso viável.

O ideal é que tenhamos um parâmetro de rentabilidade, vou utilizar esses, bem conservadores, apenas como exemplo , mas isso dependerá muito do momento em que estamos vivendo:

  • Alto risco: 15% ao ano (1,18% ao mês)
  • Médio risco: 10% ao ano (0,8% ao mês)
  • Baixo risco: 8% ao ano (0,65% ao mês)

Pense nesse valor como a rentabilidade média que poderíamos obter, mas lembre-se que quanto maior o risco, mais você pode perder em certos momentos.

Simulando a sua Rentabilidade:

De acordo com essas rentabilidades podemos alinhar nossas expectativas. Confira o exemplo a seguir:

João tem 20 anos de idade e se preocupa muito com a sua aposentadoria, e por isso decidiu começar a investir logo, uma quantia de 300 reais por mês, até os seus 60 anos de idade.

Para isso João vai aderir a uma estratégia conservadora, confira qual será o valor que João terá acumulado ao longo desses 40 anos investindo:

potencial de rendimento

Mesmo investindo só um pouco todos os meses, João terá acumulado quase 1 milhão de reais e poderá viver com tranquilidade em sua aposentadoria.

Portanto, se você tem um objetivo bem definido, sabe o prazo que vai investir e o risco que está disposto a assumir, é extremamente fácil saber qual seria seu desempenho médio.

Para facilitar para você, vou deixar o link de uma Calculadora que irá calcular isso para você de forma simples.

O bom é que você pode simular o mesmo investimento por um prazo maior ou com aportes mensais maiores, isso faz com que você consiga alinhar suas expectativas e investir da maneira adequada para atingir seu objetivo.

Quarto Passo: Colocando em Prática

investindo corretamente na prática

Agora você já tem quase tudo que precisa para iniciar nos investimentos:

  • você sabe exatamente o que você quer;
  • o que vai fazer para conseguir isso;
  • se isso será possível ou não.

Está na hora de entrar no mercado financeiro, investir na prática e descobrir como obter os ganhos almejados.

Anteriormente eu te mostrei as fases de um investidor e segui-las fielmente não é uma regra. Mas é o que acaba acontecendo, o mercado financeiro te força a passar por cada uma delas.

Se você começa a investir sem se organizar financeiramente, em certo momento você não consegue seguir mais seu plano de aportes mensais. E então se verá obrigado a gerenciar melhor seu capital para se manter disciplinado.

Ou então suas operações começam a se tornar uma bagunça e na hora de declarar o imposto de renda você não sabe nem por onde começar. E terá que organizar melhor suas operações.

Se você vai direto para a fase de se aperfeiçoar em algo, você corre grande risco de não se dar bem nesse tipo de operação e acabar perdendo tempo e dinheiro.

Então teria que voltar para a fase de análise de perfil, conhecer outros tipos de operações para descobrir o que realmente se encaixa em seu perfil.

Enfim, o que quero te dizer é que essas fases são quase que premeditadas. De todo jeito você terá que passar por todas elas, mais cedo ou mais tarde. E quanto antes você perceber isso, melhor.

calma ao investir

Economizando Tempo e Dinheiro:

O que recomendo é que você faça um bom treinamento sobre o assunto.

Porém, o ideal é que não seja algo que se resuma a um tipo de operação, pois isso para quem está começando mais confunde do que ajuda.

Faça um treinamento que te mostre como os principais tipos de operações funcionam. Tanto em Renda Fixa quanto, quanto em renda variável, de um modo que você pelo menos se sinta capaz de fazer todas elas sem medo.

Não acho muito interessante se aperfeiçoar em algum assunto antes de entender como os principais funcionam.

Isso aumenta a chance de desistências, cada um possui um perfil e uma operação que se encaixará melhor a ele.

Portanto, vou recomendar um treinamento para quem está iniciando e ainda está meio perdido. Nesse treinamento, que possui um valor justo, você conseguirá aprender os pilares e decidir em qual deles você vai se aperfeiçoar:

Curso Exclusivo: De Zero a Investidor da Bolsa de Valores

Conclusão: Como Se Tornar um Bom Investidor Sem Perder Tempo ou Dinheiro:

Para te ajudar mais ainda nessa missão de investir corretamente e se tornar um bom investidor, vou resumir tudo que você precisa definir para alcançar o que deseja, em sequencia exata para facilitar ainda mais:

  1. Saber qual é o seu objetivo ao investir;
  2. Durante quanto tempo deseja investir;
  3. Qual é o risco que está disposto a correr;
  4. Obter um bom controle financeiro antes de começar;
  5. Com as informações acima e um pouco de prática, definir qual é o seu perfil de investidor;
  6. Se aperfeiçoar cada vez mais no que mais te agradou dentro do mundo dos investimentos.

E é claro, se você deseja economizar tempo e dinheiro, é sempre bom fazer um treinamento de qualidade que te dê uma base das possibilidades existentes dentro do mercado.

Por isso indico o treinamento Do Zero A Investidor Da Bolsa de Valores.

Com um conteúdo extremamente didático, e uma visão bem ampla do mercado. Esse treinamento é a melhor oportunidade de seguir os caminhos certos e atingir seus objetivos de forma certeira e breve.

Fique a vontade para tirar suas dúvidas deixando seu comentário abaixo. espero que tenha gostado do conteúdo, até a próxima 🙂

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Visited 237 times, 1 visits today)