Vale a pena investir no Tesouro Direto? Saiba de uma vez por todas

De alguns anos para cá, o ato de investir no Tesouro Direto ficou muito conhecido, o número de adeptos ao programa triplicou e ele virou assunto por todo o Brasil. Mas afinal, será que vale a pena investir no Tesouro Direto? Veja a seguir:

 

Índice (conteúdo)

O que é o Tesouro Direto?

Se trata de um programa do Tesouro Nacional que tem como objetivo disponibilizar a negociação de títulos públicos a pessoas físicas. Esse programa teve início em 2002 e antes disso esses títulos eram oferecidos apenas para instituições financeiras, dificultando o acesso para pessoas físicas, já que tinham que recorrer a fundos para efetuar a compra ou a venda desses ativos.

Entenda melhor sobre o Tesouro Direto e seus rendimentos em: 5 Segredos que Ninguém te Contou Sobre o Tesouro Direto.

Antes da oferta desse programa, a grande maioria das pessoas buscava a poupança para proteger ou render seu dinheiro. Em alguns casos até recorriam a títulos bancários buscando maiores rendimentos, mas por ainda ser uma área com pouco conhecimento difundido, as pessoas físicas acabam sendo prejudicadas.

Tesouro Direto: Veja os 5 Motivos para investir em títulos públicos

 

Quando passou a ser tão conhecido?

Mesmo estando disponível para pessoas físicas há mais de 15 anos, o Tesouro Direto demorou a apresentar aceitação, somente no ano de 2007 atingiu a marca de 100 mil investidores e apenas em 2012, 5 anos depois, passou dos 300 mil. O crescimento acelerado da negociação desses títulos foi constatado somente em 2016, quando atingiu mais de 1 milhão de adeptos, em junho de 2019 já haviam mais de 4,3 milhões de pessoas físicas registradas.

Isso mostra que o programa está em sua maior fase desde que foi criado, mas mesmo assim ainda é considerado pouco utilizado pela população brasileira, que continua insistindo na poupança. Felizmente a tendência é que a quantidade de interessados nesse tipo de investimento seja cada vez maior. Confira o gráfico:

Tesouro Direto: Veja os 5 Motivos para investir em títulos públicos

 

Por que está tão em alta, será que vale a pena investir no Tesouro Direto?

Por muito tempo a palavra investimento foi vista como algo interligado a elite, algo que só era satisfatório para pessoas que possuíam grandes quantias para serem aplicadas. Como a grande maioria dos brasileiros têm como filosofia poupar dinheiro e colocá-lo na poupança, visando alguma emergência como uma eventual demissão, acabam nem tomando conhecimento da rentabilidade gerada ou o ganho real quando considerada a inflação.

5 Motivos para Tirar seu Dinheiro da Poupança Agora Mesmo

Isso pode ser explicado pela falta de informação disponível, que com a evolução da internet passou a ser cada vez mais disseminada e absorvida pela população, inclusive na área de investimentos.

 

Fazer Download

 

 

Vale a pena investir no Tesouro Direto? Veja 5 motivos que fazem as pessoas escolherem esse investimento:

1- O rendimento e a segurança de todos os seus títulos superam a poupança.

Independente do título público oferecido pelo Tesouro Direto, o rendimento entregado é maior do que a poupança. Por ser um título de domínio do governo é considerado mais seguro do que um título que é disponibilizado por um banco, que pode vir a não arcar com sua dívida posteriormente.

Além disso possui o Tesouro Selic, que está sempre rendendo mais do que a poupança e possuem aplicação e resgate muito parecidos.

 

2- Possui mais de 6 formas de investimento, podendo disponibilizar aplicações para o curto e o longo prazo:

No total são 10 formas de investimentos que se diferem por prazo, base de cálculo da rentabilidade e forma de captação do rendimento. Isso possibilita que você decida qual aplicação mais te atende, principalmente em relação ao prazo para resgate, que pode ir de meses até mais de 15 anos. Os mais longos tendem a possuir maior rendimento.

Como Investir no Tesouro Direto em 5 Passos Simples

Tesouro Direto: Veja os 5 Motivos para investir em títulos públicos

 

3- Um dos pontos que dizem se vale a pena ou não investir no Tesouro Direto é o fato de oferecem opções que se baseiam em diferentes fatores externos:

São oferecidos dois tipos de investimento que possuem parte de seu rendimento pós-fixado, ou seja, que dependem de fatores externos. Temos o Tesouro IPCA+, que acompanha a inflação, e o Tesouro Selic que acompanha a taxa Selic.

Além disso é oferecido o Tesouro Prefixado, que possui rendimento pré-estabelecido e também há uma forma de resgatar juros semestrais dos títulos. Ou seja, receber antecipadamente o rendimento contratado a cada 6 meses. Essa alternativa só não está disponível no Tesouro Selic.

Dessa forma, o Tesouro Direto possibilita que diversos tipos de investidores, com diferentes objetivos, sejam atendidos pela variedade de títulos e de formas que são disponibilizados. O que faz valer muito a pena investir no Tesouro Direto, já que se este gera várias possibilidades.

 

4- Possui um título chamado Tesouro IPCA+, que sempre irá proteger seu dinheiro da inflação e ainda retornar um rendimento a mais

O Tesouro IPCA+ serve como uma forma de evitar uma desvalorização do seu dinheiro, e ainda mais, promover um rendimento a mais do que a inflação.

O ponto positivo desse título é que sempre protegerá seu dinheiro, porém em épocas de baixa inflação outros títulos tendem oferecer melhores rendimentos.

Compartilhe esse artigo no Facebook

5- É possível investir nos títulos públicos com menos de RS35,00

O tesouro prefixado 2022 possui valor mínimo de investimento de R$34,84, essa quantia corresponde a menor parcela do título que pode ser comprada. Os outros títulos não fogem muito disso, o de maior valor de entrada é o tesouro Selic, que é de R$102,28.

Isso mostra que qualquer um pode usufruir desse programa sem ser necessário grandes quantias. O que mostra que a visão de que apenas ricos realizam esse tipo de investimento.

Essas e outras informações atualizadas podem ser consultadas a qualquer momento no site oficial do Tesouro Direto.

Tesouro Direto: Veja os 5 Motivos para investir em títulos públicos

O Tesouro Direto se mostrou um passo a frente dos outros investimentos em renda fixa. Por isso, o número de adeptos vem aumentando tanto, bastando apenas maior acesso à informação para isso.

É sempre importante reconhecer a importância do ato de investir e de estar sempre por dentro das novidades nessa área. Assim como o Tesouro Direto esteve disponível desde 2002 e só foi popularizado em 2016, muitas oportunidades sólidas de investimentos surgem a cada dia. Devemos sempre analisar o risco e o rendimento dos investimentos, isso te fará ganhar ou perder muito dinheiro.

Como investir no Tesouro Direto em 5 Passos simples

Afinal, vale a pena ou não investir no Tesouro Direto?

Sim, por esses inúmeros motivos listados acima e muito mais. Pode até ser que a rentabilidade dos títulos públicos caia um pouco em épocas de baixas na Selic. Porém esses continuarão sendo uma ótima maneira de vencer a inflação e, claro, sempre serão muito melhores do que a poupança.

Se deseja obter uma rentabilidade maior em seus investimentos é necessário começar a assumir alguns riscos, já que para isso o investimento em renda variável é o indicado. Aqui você irá encontrar diversos conteúdos que te ajudarão nesse processo: Arquivos Renda Variável

(Visited 121 times, 1 visits today)