O que é Trade? É um tipo de Investimento? Saiba De uma Vez por Todas
O mundo dos investimentos é extremamente vasto, e uma das modalidades que vem ganhando muita força é o “trade“. Mas o que é trade? veja a seguir:
Índice (conteúdo)
O que é Trade?
Basta verificarmos a tradução da palavra “trade” para entender o que é essa modalidade nos investimentos. Sua tradução é comércio.
E é basicamente isso que fazemos ao fazer trades na Bolsa de Valores, a tratamos como um comércio, onde os ativos são os produtos, e como em qualquer comércio, buscamos comprar os produtos por um preço baixo e vendê-los por um preço mais alto.
Muitos confundem a palavra trade com trader. O Trader é aquele que realiza a operação, ou seja, o negociante.
Como Posso me Tornar um Trader Na Bolsa de Valores?
Ao comprar e vender ativos você já se torna um trader, mas vou te explicar as estratégias que podem ser utilizadas de acordo com sua finalidade, todas visando comprar e vender ativos lucrando com isso.
Logo, o primeiro passo para se tornar um Trader de sucesso, é saber quais são as estratégias disponíveis dentro da Bolsa de Valores para esse tipo de operação.
As Estratégias Mais Utilizadas Pelos Traders:
1- Day Trade:
Essa é a modalidade mais divulgada por aí, conhecida pelo seu alto risco e pelo seu alto potencial de retorno.
Nessa modalidade, compramos e vendemos um ativo no mesmo dia, portanto temos uma operação que deve ser encerrada no mesmo dia em que foi aberta para configurar DayTrade.
Para saber se uma operação é um Day Trade tente encaixa-la nas seguintes regras:
- Mesmo ativo
- Mesma quantidade
- Mesmo dia
Para começar, você deve contratar uma plataforma e alocar uma garantia para essa plataforma.
No DayTrade precisamos apenas de uma margem para operar os ativos, as ações com mais liquidez geralmente permitem uma alavancagem de até 60x.
Ou seja, com R$1.000,00 de garantia você consegue operar até R$60.000,00 naquele ativo. Confira a tabela de alavancagem da corretora Clear
Saiba mais sobre como fazer Day Trade aqui: Day Trade pela Corretora Clear
2- Swing Trade:
Se tratam de operações de curto prazo, mas que duram mais de um dia. Portanto, se você comprar uma ação hoje, mas não a vender até o final do dia, essa operação passa a ser um Swing Trade.
Geralmente consideramos um SwingTrade uma operação que dure até uma semana, após isso temos um Position.
3- Position Trade:
O Position Trade pode durar semanas, e em ocasiões específicas até meses.
Esse é um tipo de operação mais tranquila, onde é possível analisar os ativos apenas uma vez por semana para definir suas entradas e saídas.
Qual a Diferença entre um Trader e um Investidor:
O nome de cada um deles já diz tudo, enquanto o investidor investe seu dinheiro, buscando rentabilizar seu patrimônio no longo prazo, o Trader busca comprar e vender ativos da Bolsa várias vezes buscando sempre o lucro nessa compra e venda.
Muitas vezes o investidor nem sequer vende suas ações, tem como foco o recebimento de dividendos e o carregamento desses ativos por toda a vida.
Conclusão: O que é Trade?
É basicamente uma forma de se buscar lucros com a compra e venda de ativos, comprando mais barato e vendendo mais caro.
Existem 3 tipos de operações mais utilizadas pelos Traders, o Day Trade, o Swing Trade e o Position Trade. Essas operações são diferenciadas pelo tempo de permanência em uma operação.
Ser um Trader é bem diferente de ser um investidor, enquanto um busca lucrar com várias compras e vendas de ativos, outro busca montar uma carteira de longo prazo, com foco em dividendos.