AçõesBolsa de ValoresComo Investir CorretamenteCorretoras de ValoresRenda Variável

As 7 Melhores Corretoras de Baixo Custo Para Investir em Ações

Como visto no passo a passo para investir em ações, um dos procedimentos mais importantes é a escolha de boas corretoras para intermediar suas negociações. Nesse artigo vou te mostrar como escolher uma boa corretora de baixo custo e iniciar suas operações da forma correta. Confira como as Corretoras de Valores funcionam e como filtra-las: (Atualizado em 04/11/2021)

Índice (conteúdo)

O que são Corretoras de Valores?

São instituições financeiras com foco em investimentos que atuam como intermediadoras. Assim como um banco, você abre uma conta em uma corretora, mas nesse caso o objetivo é a aplicação do seu dinheiro em busca de rentabilidade.

Se preferir, pode assistir esse vídeo, onde mostro como escolher uma boa corretora e quais são as de melhor custo benefício:

Qual a função das corretoras?

Como dito anteriormente, o papel de uma corretora é atuar como intermediária na negociação de ativos financeiros, já que são instituições autorizadas a atuar na Bolsa de Valores e a promover essa ligação cliente-bolsa.

As corretoras são fundamentais para investir em renda variável, tanto por garantir maior praticidade, quanto por conter as autorizações necessárias para isso, já que não é qualquer pessoa que tem acesso direto à bolsa.

Para fazer esse trabalho, as corretoras recebem uma autorização do Banco Central e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Além de fazer a ligação cliente-bolsa, as corretoras costumam disponibilizar também outros tipos de investimentos. Alguns desses são: títulos públicos (Tesouro Direto), títulos privados (CDB´s), opções em fundos de investimento e alguns outros.

As melhores corretoras de valores de baixo custo

Funções extras de algumas corretoras de valores:

Como as corretoras estão em contato direto com a bolsa e utilizam pessoas autorizadas e com conhecimento para isso, é de se concordar que dentro delas há muito conhecimento que pode ser compartilhado.

Um dos grandes diferenciais de algumas corretoras são:

  • Auxílio ao cliente; 
  • Recomendação de bons ativos;
  • Análise de empresas negociadas na bolsa;
  • Aulas gratuitas sobre investimentos;
  • e muito mais…

Isso acaba agregando valor a algumas corretoras e fazendo com que tenham vantagem sobre as outras no momento da sua escolha. Veja como escolher uma boa corretora corretamente:

Como escolher uma boa, dentre todas as corretoras?

Existem alguns critérios que podemos considerar na escolha de uma boa corretora:

  • Segurança
  • Custos e Taxas
  • Plataformas
  • Recursos
  • Estabilidade

Nesse artigo vamos analisar as corretoras de acordo com seus custos e taxas, entretanto, aqui trataremos apenas de corretoras altamente confiáveis e seguras, com todos os selos necessários para garantir isso.

Compartilhe esse artigo no Facebook

Custos e Taxas presentes nas Corretoras de Valores:

Assim como bancos, as corretoras costumam cobrar algumas taxas.

E é muito importante conhecer todas as taxas cobradas por uma corretora antes de contratá-la. Existem algumas corretoras que cobram taxas extremamente altas que muitas vezes acabam prejudicando muito os investidores iniciantes.

Veja a seguir alguns custos presentes nas Corretoras de Valores:

  • Taxa de corretagem
  • Taxa de custodia
  • Taxas de administração
  • Taxa de saque
  • Taxas da própria Bolsa (B3)

AS 7 melhores Corretoras de baixo custo para investir em ações

Taxa de Corretagem:

É uma taxa cobrada a cada operação na Bolsa de Valores, no ato da compra e na venda de um ativo. Ou seja, é cobrada duas vezes, ao comprar e depois ao vender uma ação.

Essa taxa depende da corretora em questão e geralmente varia de acordo com o tipo de operação e de mercado.

Encontramos custos diferentes para DayTrade (compra e venda no mesmo dia) ou para negociações no mercado fracionário (compra ou venda de quantidades menores que 100 ações), por exemplo.

Essa é uma das taxas que mais influencia na viabilidade de um investimento. Ela pode ser cobrada de duas formas, como um valor fixo por operação ou como uma porcentagem do total investido ou do lucro obtido.

ATENÇÃO: Em operações no mercado fracionário, onde o valor aplicado é baixo, uma alta corretagem pode inviabilizar a operação.

Taxa de custódia:

É a taxa cobrada pela B3 (Bovespa) para “guardar” os seus ativos.

Ela é dividida em duas partes. Um valor mensal, que é repassado para o cliente pela corretora, e por uma parte fixada que corresponde a uma porcentagem do valor investido.

Essa parte somente é cobrada pela Bolsa se as suas aplicações somarem mais de R$ 20 mil.

Após atingir esse valor, a porcentagem de cobrança vai diminuindo conforme esse valor for aumentando, confira na tabela a seguir:

taxa de custodia bolsa de valores

Taxa de Administração:

Algumas corretoras definem essa taxa como taxa de custódia. Mas na verdade se trata de uma porcentagem que a corretora cobra para “cuidar” dos seus investimentos.

Essa taxa está mais presente em fundos disponibilizados por essas corretoras, já que nesses a participação de um gestor é maior.

Também se trata de uma taxa muito importante de se observar, existem fundos de investimentos que cobram taxas de administração extremamente abusivas. Fique atento ao investir em fundos oferecidos por bancos.

Isso acontece em vários tipos de investimentos, até mesmo em opções em renda fixa. E também deve ser observada quando a aplicação for feita direto pelo banco.

Taxa de Saque:

Funciona de forma parecida com as taxas de transferências cobradas pelos bancos, como DOC e TED.

É cobrada quando há retirada do dinheiro para sua conta bancária e varia de corretora para a corretora.

Melhores corretoras de baixo custo

Após conhecer quais os tipos de cobranças que uma corretora de valores pode ter, vamos conhecer as melhores corretoras de baixos custos:

É importante lembrar que já existe uma taxa de corretagem pré-estabelecida pela bolsa de valores de 0,03% do valor total investido. A taxa da corretora funciona da mesma forma, mas é uma taxa a mais, além dessa.

Compartilhe esse artigo no Facebook

As 7 Melhores Corretoras de Baixo Custo para Investir em Ações

1- Corretora do Banco Inter:

Banco Inter

O Banco Inter se trata de um banco digital, que já tem como característica a ausência de cobranças relacionadas a conta corrente, como taxas de transferências (DOC e TED) ou anuidades e mensalidades.

Recentemente esse banco lançou seu Home Broker para investimentos em renda variável, e esse conta com TAXA ZERO para a maioria dos custos.

Veja os custos ou abra sua conta no site do Banco Inter.

Como Comprar Ações no Banco Inter? Veja o Passo a Passo

2- Clear Corretora:

Clear Corretora

A Clear é especificamente uma corretora, diferente do Banco Inter. Nela também não são cobradas taxas para a maioria dos custos.

Por ter como foco principal os investimentos, se trata de uma plataforma mais completa do que o banco Inter, que pode acabar sendo limitado em alguns pontos.

Essa corretora algumas vezes se mostra instável, ficando fora do ar em alguns momentos, mas é uma das mais completas em relação a recursos.

Veja os custos ou abra sua conta no site da Clear.

Como Comprar Ações na Clear? Veja o Passo a Passo

 

3- Rico:

Rico Corretora

A Rico, que até alguns dias atrás possuía altas taxas, zerou recentemente quase todos os seus custos.

É uma ótima corretora, porém após passar por várias mudanças e receber um alto fluxo de novos clientes após zeragem suas taxas, a Rico começou a passar por problemas de instabilidade.

Entretanto ela vem lutando para acabar com esses problemas e atualmente já está bem melhor.

Veja os custos ou abra sua conta no site da Rico.

Como Comprar Ações na Rico? Veja o Passo a Passo

4- Toro Investimentos:

Toro Investimentos

A Toro é a corretora mais versátil em seus custos, no plano normal pequenas operações já são prejudicadas pelo alto custo, porém possui 3 planos diferentes:

  • Normal
  • Ganha-Ganha
  • Toro-Zero

No modelo Ganha-Ganha, o cliente só paga se tiver lucro em suas operações. Para isso a própria Toro fornece apenas opções consideradas rentáveis por seus analistas, se responsabilizando de certa forma caso haja um prejuízo.

Por outro lado, é importante lembrar que em casos de grandes lucros, a corretagem pode acabar saindo muito cara. Nesse caso o interessante é utilizar essa estratégia em pequenas operações.

No plano Toro Zero, você tem a opção de não pagar corretagem, ou utilizar a corretagem ganha-ganha para a própria Toro encerrar suas operações no melhor momento.

Um grande diferencial da Toro é justamente suas indicações, que são bem explícitas na sua plataforma de investimentos.

Veja os custos ou abra sua conta no site da Toro.

Como Comprar Ações na Toro? Veja o Passo a Passo

5- NuInvest / Easynvest:

Easynvest

 

 

Talvez você já tenha ouvido falar na Easynvest, que era uma ótima corretora, na verdade continua sendo, mas agora com outro nome: NuInvest.

Após o NuBank comprar a Easynvest, além de alterar o nome para NuInvest também conseguiu ZERAR as taxas da corretora.

Essa é uma corretora bem completa, e promove uma boa interação com seus clientes através de suas redes sociais e de seu canal no YouTube, que fala e dá dicas sobre investimentos.

Veja os custos ou abra sua conta no site da Easynvest.

Como Comprar Ações na NuInvest? Veja o Passo a Passo

6- Modal Mais:

Modal Mais

Em contrapartida, a Modal já cobra algumas das taxas especificadas. Porém nela existem diversos planos e opções de custos e taxas.

Isso possibilita que dentre as que cobram, ela consiga ser uma das mais acessíveis.

A Modal é uma corretora com recursos muito fortes quando o assunto são plataformas e análises.

Veja os custos ou abra sua conta no site da Modal.

 

7- XP Investimentos:

XP Investimentos

Apesar de ter abaixado suas taxas recentemente, seus preços ainda são os maiores das corretoras comparadas nesse artigo, porém são taxas baratas que não prejudicam tanto o seu rendimento em pequenas operações, cabe lembrar que há pouco tempo atrás a XP cobrava R$18,90 de corretagem, então a diminuição em suas taxas foi enorme.

Além disso, se trata de uma ótima corretora, talvez vale a pena analisá-la por outros fatores no momento da escolha.

Veja os custos ou abra sua conta no site da XP.

Como Comprar Ações na XP? Veja o Passo a Passo

 

TABELA COMPLETA DE COMPARAÇÃO DE CUSTOS E TAXAS ENTRE ESSAS  7 CORRETORAS:

As 7 melhores corretoras de valores do brasil e suas taxas

Vale ressaltar que nenhuma dessas corretoras cobra os serviços básicos que mostrei antes (custódia, taxa de saque ou admnistração) para comprar ações, cobram apenas taxa de corretagem.

Cabe lembrar que existem vários planos dentro das corretoras que podem diminuir esses valores.

Planos de Corretagem Toro Investimentos:

GANHA-GANHA:

Nessa opção, a corretagem é de 10% do lucro obtido por operação. Desse modo, se houver prejuízo a corretagem é ZERO. Porém só é válida em operações recomendadas por analistas da Toro.

Isso é uma boa opção para pequenas operações, para operações maiores o custo fica muito alto.

TORO ZERO:

Nesse plano existem duas opções, a primeira sai da lógica do TORO ZERO e se assemelha ao GANHA-GANHA, enquanto a segunda realmente trás corretagem zero, confira:

Fechamento Automático: A corretora fica responsável por fechar a sua operação no melhor momento, de acordo com os seus analistas. A TORO cobrará 10% sobre o lucro, assim como na GANHA-GANHA.

Fechamento Manual: Você fica responsável por fechar as suas operações. Corretagem ZERO.

Aprenda Tudo Sobre Investimentos por Apenas 2 Reais

Simulação das taxas dessas corretoras na prática:

Veja a simulação das taxas cobradas na compra e venda de 10, 100 e 1000 ações da Petrobras (PETR4), supondo que o preço da ação seria R$21,88, nas corretoras analisadas, lembrando que a corretagem é somada duas vezes, uma na compra outra na venda:

Custos para comprar ações de cada corretora

taxas da bolsa de valores

Aqui podemos ver que as taxas realmente relevantes são as cobradas pelas corretoras, muitas vezes as taxas de negociação e liquidação da B3 nem são notadas por serem muito pequenas.

Por esse motivo é importante considerar os custos dessas corretoras, eles podem ser os responsáveis por prejudicar bastante seus lucros. Veja a seguir o preço final, considerando as taxas, dessas ações em cada corretora:

As melhores corretoras de baixo custo

Simulação do Lucro Real Considerando as Taxas:

Agora vamos supor que a ação da PETR4 suba para R$ 22,30 , um crescimento de 1,92%. Ao perceber essa alta você decide vender suas ações e realizar um lucro. Veja qual o lucro real considerando as taxas das corretoras:

quanto cada corretora cobra na compra de uma ação

corretagem ganha ganha toro

Como ganhar dinheiro na bolsa através da diversificação de ativos

Aqui observamos como o lucro pode ser afetado quando há uma cobrança de taxas elevadas, principalmente em negociações feitas no mercado fracionário.

No caso da corretagem Ganha-ganha da Toro Investimentos, aconteceu justamente o que imaginávamos, em grandes operações se tornou inviável, apresentando corretagem quase 2x maior do que a mais cara observada anteriormente.

Mas se mostrou uma excelente opção para pequenas operações, com corretagem muito baixa.

Compartilhe esse artigo no Facebook

RESUMO:

Dentre as corretoras de valores analisadas, as de taxa ZERO (Clear, Inter, Rico, Toro e Easynvest) logicamente levaram vantagem em relação ao custo de operações. Fora essas, restou apenas a Modal Mais e a XP Investimentos cobrando taxas, que não deixam de ser muito acessíveis.

Nesse caso vale lembrar que diversas dessas corretoras acabaram de zerar ou diminuir bruscamente suas taxas de corretagem, pode ser que as outras também sigam esse caminho…

A taxa de corretagem da XP e Modal Mais acaba inviabilizando operações muito pequenas. Já que na maioria das negociações abaixo de R$ 300,00, o lucro acaba sendo totalmente tomado pelas taxas dessas corretoras.

Além disso, cabe relembrar que a Toro Investimentos é uma ótima opção com sua corretagem ganha-ganha pelo fato dessa taxa ser proporcional ao lucro obtido na operação e ainda obrigar que essas operações sejam em ativos pré-analisados por especialistas da corretora.

Isso permite, ao mesmo tempo que torna ideal, o uso da plataforma por pequenos investidores e iniciantes. Lembrando também que isso acaba não acontecendo em operações maiores, onde a corretagem começa a ficar muito alta.

Por fim, cabe lembrar novamente que dentro da corretora você pode negociar planos e novas taxas, principalmente se investe bastante. 

Se gostou desse conteúdo Compartilhe no Facebook e ajude seus amigos a descobrirem também quais são as melhores corretoras de baixo custo para comprar ações na bolsa de valores 🙂

Dúvidas, sugestões ou opiniões sobre esse artigo, basta deixar seu comentário abaixo que responderei assim que possível! 🙂

 

Pedro Nogueira - Poder do Investimento
Ass: Pedro Nogueira, criador do site Poder Do Investimento e investidor desde 2016.

 

MINHAS OUTRAS REDES SOCIAIS:

Canal do Youtube: https://www.youtube.com/c/PoderDoInvestimento
Instagram: https://www.instagram.com/poder.do.investimento/
Grupo do Facebook: https://www.facebook.com/groups/IniciandoNaBolsaDeValores
Pinterest: https://br.pinterest.com/poder_do_investimento/

Caso tenha uma dúvida mais específica, pode me mandar uma mensagem no WhatsApp (34)9 9338-3314

(Visited 10.119 times, 3 visits today)

Pedro Nogueira

Empreendedor digital com foco em investimentos em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ACESSE CONTEÚDOS GRATUITOS SOBRE INVESTIMENTOS TODOS OS DIAS!

Participe dos grupos abaixo 👇