Entenda por que a poupança é o pior investimento da atualidade
Seja por falta de opção, por medo de perder dinheiro ou por costume, as aplicações na poupança ainda são muito presentes na rotina da população brasileira. A verdade é que isso se trata apenas de falta de conhecimento, aqui você irá adquirir conhecimento suficiente para não aplicar seu dinheiro nesse investimento tão ruim que é a poupança.
Índice (conteúdo)
Poupança: O Pior Investimento Existente
O que é a poupança?
É o investimento mais conhecido pelos brasileiros. A cultura de poupar uma parte do salário para depositar na poupança é muito praticada no Brasil.
Entretanto, essa forma de proteger seu dinheiro está um tanto quanto ultrapassada, diversos estudos indicam que esse investimento é um dos, senão o, pior para aplicar seu dinheiro.
Como a poupança funciona ?
Ela se trata de um empréstimo para o governo que possui juros mensais pré-definidos, atualmente é de 0,34% ao mês.
Esses juros são calculados de acordo com a taxa Selic vigente e a taxa TR. Atualmente temos uma TR zerada e a poupança rende 70% da taxa Selic.
Como a taxa é a mesma para todos os bancos, não importa onde foi feita aplicação, o rendimento será o mesmo. Além disso, nas contas poupança não são cobradas taxas, sendo essa a principal qualidade desse tipo de investimento. Veja a taxa Selic atual no site oficial do Banco Central.
Por que investir na poupança é tão ruim?
A poupança continua sendo uma forma de investir seu dinheiro, apenas não podemos dizer de forma alguma que é um bom investimento. Com tantas formas de investimentos disponíveis, esse acaba sendo muito inferior aos demais.
Os 5 melhores investimentos de baixo risco em renda fixa
É importante entender que há vários motivos para não optar por essa forma de investimento, confira 5 deles:
5 motivos para retirar seu dinheiro da Poupança, o pior investimento da atualidade, agora mesmo:
1- O rendimento da Poupança é extremamente baixo, chegando até a ser negativo em alguns casos:
Temos que lembrar sempre que o rendimento real é sempre obtido descontando a inflação. E em alguns casos a poupança pode render até menos do que a inflação.
Isso faz com que além do seu dinheiro não render, ele ainda perca valor, mesmo estando aplicado com o objetivo de rendimento.
Confira na tabela de inflações anuais a seguir a comparação de seus rendimentos com a inflação nos últimos 10 anos:
Podemos ver que o rendimento real da poupança é muito baixo, em 2015 chegou até a ser negativo, ou seja, não cumpriu seu papel de proteger o investimento da inflação.
Em apenas 3 anos o rendimento real foi consideravelmente maior que 2%.
2-Atualmente existem diversos outros investimentos tão seguros quanto e ainda podem render até o dobro (200%) dela, o que a faz um investimento ainda pior:
Junto com o crescimento do acesso a informação, novas formas de investir vêm sendo cada vez mais disseminadas, dentre elas, várias que se assemelham muito com a forma de investir na poupança, mas praticamente todas com rendimento bem superior.
Vários exemplos podem ser citados sem muito esforço, como os Títulos Públicos (tesouro direto), CDB´s, LCI e LCA.
Abaixo temos como exemplo o Tesouro IPCA+, que chegou a render 2,67x mais do que a poupança em 2018:
Entenda Por Que o Tesouro Direto é a Escolha do Momento
Uma forma de alcançar um bom rendimento quando não é possível deixar o dinheiro investido por muito tempo, é o tesouro Selic, que pode ser vendido a qualquer momento sem ter a rentabilidade afetada.
Mesmo assim rende mais e é mais seguro do que a poupança.
3- Se comparada com investimentos de risco, a Poupança possui mais riscos de render menos:
Comparando os rendimentos oferecidos pela poupança com os rendimentos gerados pela Bovespa, observamos que mesmo havendo a possibilidade de se obter uma perda, observando os últimos 6 anos a bolsa de valores seria mais vantajosa.
Confira na tabela a comparação do rendimento médio da poupança com o rendimento médio da bolsa de valores:
Podemos ver que mesmo havendo 3 anos de prejuízo, sendo dois deles bem expressivos, a bolsa de valores ainda estaria na frente da poupança.
5 Motivos Para Investir na Bolsa de Valores
4-Atualmente deixar seu dinheiro parado em algumas contas já é o suficiente para render mais do que a Poupança:
Recentemente, a NuBank lançou a chamada NuConta, que se trata de uma conta de pagamento.
O interessante é que essa conta funciona de forma muito parecida com a poupança, de certa forma mescla a poupança com os investimentos em CDB. Veja a comparação dos rendimentos em 2018:
Isso porque, ao depositar uma quantia na NuConta, essa é automaticamente exposta a um rendimento, assim como em uma conta poupança, e esse rendimento é de 100% a CDI, assim como é oferecido em alguns CDB’s.
Outro ponto positivo da NuConta, é o abatimento automático de qualquer taxa que venha a ser cobrada sobre o investimento (IOF e IR), se assemelhando mais ainda com a poupança, já que ambas mostram rendimentos que não sofrerão tributações.
Compartilhe esse artigo no Facebook
5-Se não escolher o dia certo do mês para sacar o seu dinheiro, ele não vai render nem o pouco que deveria, tornando esse um péssimo investimento:
Isso acontece porque o rendimento é realizado apenas na data de aniversário da aplicação, que ocorre certo dia do mês. Caso o saque seja efetuado antes do programado, o dinheiro simplesmente não irá render nada.
Esse se trata do principal contra-argumento para pessoas que afirmam aplicar seu dinheiro na poupança, já que na cabeça delas, podem tirar seu dinheiro a qualquer momento sem prejuízo de rentabilidade. Porém, a verdade é que a liquidez real ocorre apenas de mês em mês.
Algo que pode ser facilmente evitado ao investir no Tesouro Selic, que possibilita a venda a qualquer momento sem prejudicar seu rendimento.
Confira todos os investimentos disponibilizados através do Tesouro Direto no site oficial do Tesouro Nacional.
O que isso tudo significa?
Guardar dinheiro na poupança é quase a mesma coisa de deixa-lo em um cofre na sua casa. O valor terá rendimento quase zero, podendo até desvalorizar em alguns anos assim como o dinheiro guardado no cofre.
Como existem outros investimentos tão simples quanto e que solucionam esses problemas, não há porque insistir em um modelo tão ultrapassado.
Um investimento que é bem parecido com a Poupança é o Tesouro Selic, entretanto esse investimento é bem melhor e rende muito mais do que a poupança, saiba como investir no Tesouro Direto em: https://poderdoinvestimento.com/como-investir-no-tesouro-direto-em-5-passos/