Como Saber o meu Perfil de Investidor? Guia Absolutamente Completo

Definir o seu perfil de investidor antes de começar a investir é essencial. Com isso você saberá exatamente onde aplicar o seu dinheiro, evitará grandes perdas por escolhas erradas e ainda terá um caminho mais simples e produtivo na busca por sua liberdade financeira. Confira como saber exatamente qual é o seu perfil de investidor passo a passo:

Índice (conteúdo)

Como Saber qual é o meu Perfil de Investidor?

Para saber qual é o seu perfil de investidor você já deve possuir algumas informações na sua cabeça, que serão responsáveis pelo rumo que você deve seguir.

E essas informações nada mais são que os 3 pilares fundamentais que você utilizará para encontrar o seu perfil e definir quais investimentos mais se encaixam a ele.

Pode parecer complicado, mas calma, você vai ver que é mais simples do que imagina:

Os 3 Pilares Fundamentais para Definir o seu Perfil de Investidor:

  • Qual é o meu objetivo?
  • Qual é o risco que aceito assumir?
  • Qual é o meu nível de conhecimento na área?

Sim, basta responder essas 3 perguntas para saber qual é o seu perfil de investidor inicial.

Essas informações irão filtrar o que mais se adéqua as suas expectativas e te auxiliar a investir seu dinheiro de forma correta e lucrativa.

como saber qual é o meu perfil de investidor

Como o seu Objetivo Influencia no seu Perfil de Investidor:

Ter um objetivo bem definido vai fazer com que você seja mais focado e trilhe o caminho correto para alcançar mais rápido esse objetivo.

Primeiramente, seu objetivo não vai influenciar tanto na seleção de um perfil, mas assim que você for para a prática e tiver que selecionar estratégias e ativos para investir, o objetivo fará toda a diferença.

Mas vamos por partes, de início entenda que ter um objetivo claro vai te ajudar muito, e mais para frente te mostrarei como isso irá fazer você economizar tempo e ganhar muito dinheiro.

Confira os principais motivos/objetivos que levam as pessoas a investirem:

  • Aposentar com qualidade de vida
  • Obter uma Renda Extra
  • Enriquecer
  • Alcançar a liberdade Financeira
  • Não depender do seu trabalho atual
  • Ganhar dinheiro trabalhando de casa

São inúmeros objetivos, e selecionando o perfil ideal para o seu objetivo, será totalmente possível alcança-lo. 

Se você chegou até aqui, e já sabe quais são os seus objetivos e está comprometido em realizá-los, vai lá no final da página e me fala qual é o seu objetivo nos comentários que vou te ajudar a alcançá-lo.

Como o Risco que você está Disposto a Assumir Influencia no seu Perfil de Investidor:

Como eu te disse anteriormente, o seu perfil de investidor te dirá exatamente onde investir e o caminho a se seguir.

E se você não quer assumir riscos, existem tipos de investimentos que não são adequados ao seu perfil. Por isso o risco que você está disposto a correr em seus investimentos influencia muito na definição do seu perfil de investidor.

Na verdade, esse é o principal fator na hora de definir o seu perfil, e saber exatamente qual é o risco máximo que deseja assumir vai te auxiliar muito nos próximos passos.

Para facilitar, responda para você mesmo essas duas perguntas:

  • Como eu me sentiria se perdesse 30% do meu capital total?
  • Posso precisar desse dinheiro dentro de 12 meses?

Existem investimentos em que é normal perder 30% do seu capital momentaneamente, e você deve estar preparado para isso.

Além disso em alguns tipos de investimentos você não pode tirar seu dinheiro quando quiser, então não é prudente investir neles se vai precisar do dinheiro em pouco tempo.

No exemplo de cima, por exemplo, se precisar do dinheiro em um momento que está perdendo 30% do seu capital, não tem o que fazer, infelizmente vai acabar perdendo de fato essa quantia.

Como o Nível de Conhecimento na Área Influencia no seu Perfil de Investidor:

O conhecimento que você tem sobre investimentos está diretamente relacionado com o risco que está disposto a assumir, mas por que?

É simples, vamos supor que você tenha vontade de pular de paraquedas, mas não tem nenhum conhecimento sobre essa prática.

Nas suas primeiras experiências, provavelmente você será acompanhado por um instrutor, em uma área muito tranquila para essa prática.

Com o passar do tempo e as práticas, você vai aprendendo e não precisa mais saltar acompanhado e pode saltar em áreas mais difíceis.

Nos investimentos é a mesma coisa, inicialmente você deve começar pelo que tem menos risco, para ir evoluindo aos poucos.

Justamente porque com o tempo, mesmo o risco sendo maior, seu conhecimento faz com que você consiga gerenciar suas operações corretamente, e fazer valer o famoso ditado:

“Quanto maior o risco maior o retorno.”

Mas ATENÇÃO: Se você não tem o devido conhecimento, maior risco significará maiores perdas, em 99% das vezes.

Assim como no paraquedas, o instrutor já fez milhares de saltos em áreas complexas sozinho. Mas se você nunca tiver saltado e fizer isso, a chance de dar errado é enorme.

Os Principais Perfis de Investidor:

Sabendo exatamente o seu objetivo, o risco que está disposto a assumir e qual é o seu nível de conhecimento atual na área, podemos nos encaixar em algum dos principais perfis de investidor, confira quais são eles:

  • Conservador: Não está disposto a assumir muitos riscos ou ainda é inexperiente no assunto.
  • Moderado: Aceita assumir maiores riscos em busca de maiores retornos, deve possuir conhecimento intermediário no assunto.
  • Agressivo: Assume altos riscos em troca de maior potencial de retorno, pode chegar a perder de 30% a 40% do seu capital em certos momentos. Precisa ter alto conhecimento na área.

E agora você deve estar se perguntando: Tudo bem Pedro, entendi que os perfis são definidos de acordo com o risco e o conhecimento, mas e aí?? Como sei qual é o meu e quais são os investimentos que devo fazer??

Agora preste atenção, vou te mostrar exatamente como definir o seu perfil e quais investimentos fazer, porém antes tinha que te mostrar a lógica por trás disso e também tenho que te mostrar os principais tipos de investimentos disponíveis e como eles funcionam, que é o que eu vou fazer agora:

principais perfis de investidor

Os Principais tipos de Investimentos:

Apesar de existir centenas de possibilidades de investimentos, é possível dividir todas esses em duas modalidades, e é através delas que iremos definir onde devemos investir: Renda Fixa e Renda Variável.

Renda Fixa:
São os investimentos mais seguros.

Quando investimos em Renda Fixa, temos nossa rentabilidade fixada, sabemos exatamente quanto receberemos.
Exemplos: Poupança, Tesouro Direto, Letras de Crédito Imobiliárias, Cartas de crédito bancárias…)

São os investimentos mais conhecidos e utilizados, a famosa poupança e aqueles investimentos que seu banco vive te oferecendo.

Renda Variável:
São investimentos mais arriscados em geral, não possuímos uma rentabilidade fixada, por isso o nome “Renda Variável”.

Exemplos: Ações, Moedas, Fundos Imobiliários, Commodities…).

São aqueles investimentos que ganhamos com a valorização ou geração de lucros, se compramos uma ação de uma empresa, por exemplo, não sabemos se ele realmente vai se valorizar e quanto ela vai valorizar.

Saindo um pouco do Mercado Financeiro:
Quando emprestamos nosso dinheiro a um conhecido a uma taxa de juros ao mês, estamos de certa forma investindo em Renda Fixa. Nesse caso o principal risco é o de calote.

Ao comprar um terreno, estamos de certa forma investindo em Renda Variável, já que não sabemos se realmente irá se valorizar e nem estimar uma valorização fixa.

Se compramos uma franquia e deixamos nas mãos de funcionários, também estamos investindo em algo de renda variável, a renda dependerá do quanto essa empresa lucrará.

Descobrindo Onde Você Deve Investir De Acordo com o Seu Perfil de Investidor:

Finalmente, você já sabe tudo que precisava saber para entender exatamente em que investir de acordo com o seu perfil de investidor. 

Agora o que vou te mostrar é um consenso de vários especialistas, que considera o seu nível de conhecimento, o risco que deseja assumir e seu objetivo para criar uma carteira de investimentos ideal para você.

Confira onde cada perfil de investidor deve investir seu dinheiro:

como saber qual é o meu perfil de investidor

Ao dividir seu dinheiro entre Renda Fixa e a Renda Variável, você estará equilibrando os riscos de acordo com o seu perfil.

Repare bem na imagem que nem mesmo o perfil que mais aceita assumir riscos coloca seu dinheiro inteiramente em Renda Variável, isso não seria prudente, e muito menos uma boa estratégia.

O interessante é que é muito simples mudar de perfil ao passar do tempo, se você não sabe nada sobre investimentos, você pode investir 100% no Tesouro Selic (Renda Fixa), e aos poucos ir comprando algumas ações conforme ganha conhecimento.

Após possuir 80% em Renda Fixa e 20% em Renda Variável, se enquadrando no perfil conservador, você pode reajustar esse percentual assim que se sentir  mais confiante, mudando de perfil no momento certo.

Vou ressaltar que esse consenso entre os perfis não é uma regra, mas se você ainda é inexperiente, seguir ele é a melhor opção, fará com que você economize tempo e dinheiro ao seguir o caminho certo.

Se você leu até aqui, você já deve saber qual é o seu perfil de investidor, mas mesmo assim vou deixar abaixo um guia que irá te mostrar o seu perfil na prática:

como saber o meu perfil de investidor

Como Saber Qual é o Meu Perfil de Investidor na Prática?

Vamos relembrar os 3 pontos que você já deve ter considerado:

  • O seu objetivo
  • O risco máximo que você aceita correr
  • O seu nível de conhecimento no assunto

Após ter essas respostas na cabeça, responda o questionário a seguir e saberá qual é o perfil de investidor que mais se adéqua a você: QUESTIONÁRIO PERFIL DE INVESTIDOR

questionário perfil de investidor

Esse formulário é bem semelhante aos testes fornecidos pelas corretoras, e eles sempre vão tratar desses 3 pontos que mostrei acima: objetivo, risco e conhecimento.

Como Iniciar nos Investimentos da Forma Correta?

Ao definir o seu perfil de investidor, você já vai estar no caminho certo, mas atenção, existem fases a serem seguidas, e isso fará toda a diferença na sua trajetória.

Assim como qualquer atividade de alto desempenho, também passamos por fases nos investimentos, elas fazem parte da nossa evolução.

Essas são as 3 fases de todo investidor:

  • Controle Financeiro
  • Análise de Perfil
  • Aperfeiçoamento

Veja exatamente quais são essas fases e como passar por elas da melhor forma possível em: Como se Tornar um Bom Investidor Sem perder Tempo ou Dinheiro

como saber qual é o meu perfil de investidor

Conclusão: Como Saber qual é o meu Perfil de Investidor?

Se chegou até aqui, espero realmente que saiba exatamente como definir o seu perfil de investidor. Mas para sintetizar todo esse aprendizado, vou resumir os principais pontos desse artigo.

  • Saber qual é o seu Objetivo;
  • Saber qual é o risco máximo que aceita correr;
  • Avaliar seu nível de conhecimento na área;
  • Fazer um teste de perfil de investidor;
  • Alinhar seus objetivos ao seu perfil de investidor;
  • Entender as fases de um investidor (Acesse Aqui);
  • Conhecer os tipos de investimentos disponíveis; 
  • Validar seu perfil na prática

Espero que tenha gostado desse post, caso fique alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo 🙂

 

 

 

 

(Visited 472 times, 1 visits today)