Onde investir com a Taxa Selic tão baixa?

A Taxa Selic vem sofrendo várias quedas ao longo desse ano, e desde então investir em renda fixa passou a não ser uma das melhores opções, e nos resta saber onde investir com a Taxa Selic tão baixa.

Na última quarta-feira (06/05/2020) o Banco Central (Copom) anunciou mais um corte, dessa vez de 0,75%, que fez a Selic ficar em 3,0%. E mais, estima-se que no ano que vem a Taxa Selic possa chegar em 2,50%. Veja onde investir com a Selic tão baixa:

Índice (conteúdo)

O que é a Taxa Selic?

A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação de Custódia) é basicamente um sistema do Banco Central. Esse sistema é utilizado para gerenciar e controlar todas as operações relacionadas com títulos públicos do Tesouro Nacional.

Ela serve como um parâmetro para financiamentos de operações interbancárias com duração diária.

A Taxa Selic Over é calculada através da média ponderada dos juros praticados nessas operações. E a taxa que conhecemos, que hoje está em 3%, é a Taxa Selic Meta.

Qual a diferença entre a Taxa Selic e a Taxa CDI?

O CDI é um título bancário que também é utilizado para esses empréstimos diários, sendo calculado pela média ponderada dos juros praticados entre os bancos nesse período. Basicamente, o CDI é a Taxa Selic Over.

Por esse motivo a Taxa Selic e o CDI costumam ser tão próximos, já que são calculados da mesma maneira.

Entretanto, no cálculo do CDI é considerada a média ponderada do dia, enquanto no da Taxa Selic é considerada a Meta anual, que leva em consideração também a média ponderada do dia.

 

O que muda com a queda da Taxa Selic?

A Selic está relacionada com praticamente tudo no nosso dia a dia, justamente por ser a taxa básica de juros da economia brasileira. Por isso, vários setores são afetados com essa queda.

A queda da Selic é responsável por:

  • Aumentar o consumo da população
  • Reduzir o endividamento de empresas
  • Reduzir o valor do crédito, facilitando empréstimos
  • A inflação tende a ser mais baixa
  • O rendimento de investimentos em renda fixa diminui

Compartilhe esse artigo no Facebook

A queda da rentabilidade em investimentos de renda fixa:

Acima foi mostrado que o rendimento em alguns investimentos de renda fixa é diretamente afetado pela queda da Taxa Selic. Isso acontece porque muitos deles utilizam essa taxa como parâmetro de suas rentabilidades.

E, além disso, com a taxa de juros baixa, juntamente com o retorno menor desses investimentos, faz com que outros investimentos em renda fixa, que não possuam base de cálculo diretamente relacionada com a Selic, também sejam afetados.

Confira os principais investimentos afetados com essa queda:

  • Tesouro Selic
  • Poupança
  • CDB´s e demais títulos bancários
  • Tesouro IPCA+
  • Tesouro Prefixado

Aqui iremos tratar desses, entretanto, a verdade é que geralmente todos os investimentos em renda fixa acabam sendo afetados.

Os 5 melhores investimentos de baixo risco em Renda Fixa

Onde investir com a Selic tão baixa? Poupança agora rende mais do que o Tesouro Selic?

Como foi dito, praticamente todos os investimentos em renda fixa são afetados, e a poupança é afetada diretamente assim como o Tesouro Direto.

Muitos não sabem, mas a poupança utiliza a Taxa Selic como fator de cálculo de seu rendimento, confira como são feitos os cálculos desses dois investimentos:

Tesouro Selic: Geralmente seu rendimento é de 100% a Taxa Selic, atualmente, rende a taxa Selic + 0,03%

Poupança: Caso a Selic esteja acima de 8,50%, seu rendimento é de 0,5% ao mês + TR. Caso a Selic esteja abaixo disso, seu rendimento é de 70% a Taxa Selic + TR. Atualmente a Taxa Referencial é de 0%, logo, com a taxa Selic a 3,00%, a poupança rende apenas 70% desta.

Onde investir com a Taxa Selic tão baixa

Confira os rendimentos atualizados dos títulos do Tesouro Direto AQUI.

Resumindo, a resposta é não, a própria fórmula de cálculo do rendimento da poupança já faz com que não seja possível esta render mais do que o Tesouro Selic, pelo menos enquanto a TR estiver zerada.

Desenvolvi um E-Book Completo com todas as principais informações sobre investimentos em renda fixa. Nele é possível saber exatamente onde investir de acordo com a situação econômica do país e seus objetivos.

Aproveite enquanto está GRATUITO e garanta já o seu: EBOOK COMPLETO- Tudo que você precisa saber sobre Renda Fixa

 

Os investimentos no Tesouro Selic ainda valem a pena?

Sim, os investimentos no Tesouro Direto, apesar de ter rentabilidade reduzida, ainda valem a pena. Na verdade, eles não estão rendendo tão pouco assim se formos considerar o rendimento real deles. Veja por que:

Muitas vezes olhamos apenas o rendimento gerado pelo investimento, mas esquecemos de olhar uma outra coisa que afeta muito nossos investimentos no longo prazo, a inflação.

Não adianta nada estar em um investimento que renda 20% ao ano, se a inflação supera essa taxa, seu dinheiro vai estar crescendo em número, mas desvalorizando mais do que isso em valor.

É como se você vendesse qualquer produto hoje por R$100 e ano que vem tentasse comprar o mesmo por R$120 e não conseguisse por conta da inflação. Algo que já chegou a acontecer com a rentabilidade da poupança.

Confira nas tabelas a seguir os rendimentos oferecidos e reais (considerando a inflação) do Tesouro Selic dos últimos anos:

Onde investir com a Taxa Selic tão baixa

Como podemos ver, essa rentabilidade já esteve mais baixa

Veja agora o rendimento real do Tesouro Selic comparado com o da poupança:

Onde investir com a Taxa Selic tão baixa

Desse modo, o rendimento real do Tesouro Selic continua sendo muito superior ao da poupança, quase 5 vezes maior.

A questão é que em momentos como esse, a renda fixa continua sendo uma boa opção para proteger seu dinheiro, entretanto, talvez seja interessante começar os investimentos de maior risco para obter maior rentabilidade, veja alguns deles:

Compartilhe esse artigo no Facebook

Afinal, onde investir meu dinheiro com a Selic tão baixa?

Não necessariamente você precise deixar de investir no Tesouro Direto, mostrei acima que os rendimentos reais não mudaram muito, e que estão até maiores do que em alguns anos.

Se o seu objetivo é proteger seu dinheiro da inflação, investir assumindo riscos quase inexistentes ou formar uma reserva de emergência ou de oportunidade, esse continua sendo o melhor investimento da atualidade.

Já que, com o Tesouro Selic, você consegue fazer tudo isso ao mesmo tempo e não assume riscos desnecessários.

**Não deixe de aproveitar enquanto meu E-BOOK está GRATUITO, tenha as melhores informações atualizadas sobre esses e muitos outros investimentos:

Tenha as melhores informações simplificadas e atualizadas sobre os principais investimentos de baixo risco:

Fazer Download

 

Entretanto, lembre-se que essa taxa baixa abre uma boa oportunidade para se aventurar na renda variável.

Isso porque, além do rendimento da renda fixa ficar menor, a Bolsa de Valores tende a render mais, tornando esse um investimento muito atrativo.

Investir Fundos Imobiliários é uma ótima porta de entrada, ainda mais em um cenário onde a Taxa Selic está tão baixa.

Já que, nesse investimento, você pode buscar ótimas rentabilidades com riscos moderados. Saiba tudo sobre ele: Os 5 segredos que ninguém te contou sobre os Fundos Imobiliários.

Portanto, aproveite o momento para adentrar aos poucos na renda variável.

Vale a pena começar a investir na Bolsa de Valores com a Selic tão baixa e com a alta da Bolsa?

O investimento em renda variável é o próximo nível para quem está na renda fixa, com certeza esse tipo de investimento possui um potencial de retorno muito maior.

Entretanto, sempre haverá riscos por trás dele, e não vai ser por conta de uma onda de crescimento que isso vai mudar.

Desse modo, sempre é um bom momento para começar a se pensar a dar um próximo passo como investidor, mas isso deve ser feito com calma e com bastante consciência

Vale a pena investir na Bolsa de Valores? Saiba de uma vez por todas

Inclusive esse cenário pode ser perfeito para fazer muitos investidores inexperientes perderem muito dinheiro, já que, do mesmo jeito que o mercado iniciou uma tendência de alta, essa tendência pode ser revertida.

Isso faz com que quem tenha investido sem o devido conhecimento acabe se desesperando e vendendo seus ativos na baixa, e esse é o principal motivo de grandes perdas e traumas nesse tipo de investimento.

Então, se você pretende se arriscar na renda variável, faça isso com cautela e siga sempre uma estratégia bem definida. O ideal é isso seja feito aos poucos e com muito estudo para que não seja uma experiência traumática.

Confira alguns artigos que irão te ajudar nessa jornada:

Como ganhar dinheiro na Bolsa de Valores através de análises

Garantindo maior segurança na Bolsa de Valores através da diversificação de ativos

Como investir na Bolsa de Valores em 5 passos simples

**Não esqueça de Compartilhar no Facebook se gostou desse conteúdo 🙂
**Deixe suas sugestões e dúvidas nos comentários abaixo ??

(Visited 378 times, 1 visits today)